quinta-feira, 8 de setembro de 2011



Biblioteca x Internet

As bibliotecas municipais tiveram uma queda significativa no número de pessoas que as visitam diariamente, e o motivo principal é o crescimento das consultas e leituras através da grande rede. Existem vantagens em recorrer as bibliotecas na busca de conhecimento, mas estas vantagens não são decisivas na hora de alguém resolver consultar um livro ao invés do computador. O grande aumento do número de lan-houses na cidade acaba também por atrair o público, já que atualmente esses estabelecimentos são encontrados por todas as partes, e, consequentemente mais fáceis de serem freqüentados. A internet permite também não apenas pesquisar sobre determinado assunto, mas acessar outros sites com uma variedade incalculável de temas e que perpassam pelas notícias, informações, entretenimento e etc. As pessoas têm oportunidade de navegar em ambientes extremamente variados sem sair da grande rede, enquanto que no livro estariam restritas ao objeto pesquisado.
Uma das poucas desvantagens nítidas do freqüente uso da internet é o fato de que este serviço é mais comumente em estabelecimentos comerciais, ou seja, para usá-lo é preciso  pagar pelo tempo de uso, já as bibliotecas permitem o uso gratuito de seus livros. Mas esse é um dado que será rapidamente ultrapassado, já que os centros de inclusão digital estão sendo implantados em muitos lugares e atingirão um número cada vez maior de pessoas, independente de suas condições financeiras.
As conseqüências da febre tecnológica são sentidas nos espaços de leitura: “Às vezes a biblioteca tem os livros com os assuntos desejados, mas os leitores não querem, porque tudo via internet acaba sendo mais fácil de ser pesquisado."
Com o desenvolvimento da tecnologia, não é apenas a Biblioteca que vem sendo substituida pela internet, mas os livros convencionais também estão perdendo seu espaço e estão sendo substituidos pelos ebooks. 

Segue abaixo um vídeo interessante sobre livros, e-books e sustentabilidade:


Quer saber mais?
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/FFC9B1D48DBC3AA703256FB80060B49B/$File/NT000A4BB6.pdf


Fonte: Internet

3 comentários:

  1. O "incríve" é que de cada 10 lan houses, pelo menos 9 estão localizadas bem próximas a um colégio. Colégios inclusive, que não possuem nenhum tipo de acervo literário. Se por um lado a atual geração tem forte investimentos, e métodos que atraem os alunos a este ambiemte, por outro há quase que um total desestímulo à procura de leituras.

    Marcos!!!

    ResponderExcluir
  2. Caros alunos
    A webquest criada por vocês está disponível no link abaixo. Analisem sua criação, avaliem e sugiram as mudanças necessárias, ok?

    http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3562&id_pagina=1

    Esta análise poderá ser realizada até o dia 12 de setembro (próxima segunda-feira).
    Um forte e fraterno abraço

    Profa. Kátia

    ResponderExcluir
  3. Márcio

    Observei sua análise sobre a webquest e é muito pertinente. Mas, considerando que foi elaborada sem muita produção, em classe, e fragmentada em equipes, o que vai contar mesmo é o exercício da elaboração, não é mesmo?
    Quanto à conclusão, ela foi elaborada apenas para fechar a webquest, mas precisava que alguém da classe escrevesse sobre o assunto (Indústria cultural).
    Enfim, como exercício considero que foi proveitoso.
    Um grande abraço
    Profa. Kátia

    ResponderExcluir