Você compreendeu o argumento de Anselmo? É realmente uma prova irrefutável da existência de Deus? Ainda não está convencido? Que tal seguirmos agora o argumento passo a passo?
Imagine que existe uma pessoa descrente que pensa que Deus não existe.
1-Agora, ao invés de falar para ela pensar em Deus, eu peça para ela pensar no “ser do qual não se pode pensar nada maior”. Se ela tiver dificuldade, peça para ela pensar em uma coisa grande como uma baleia, do que tudo que ela possa imaginar.
2-Se ela conseguiu pensar sobre isso, é sinal que ela ouve e entende o que você disse, portanto, tem essa frase guardada em sua inteligência. Mas isso não prova que esse ser “do qual não se pode pensar nada maior” existe ou não, por enquanto, só conseguimos provar que o insipiente o tem em sua mente.
3-Resta provar que isso que o insipiente tem em sua mente também existe na realidade.
4-Ora, se o “o ser do qual não é possível pensar nada maior” existisse somente na inteligência, então poderia pensar em outro ser que existe também na realidade e esse, por sua vez, seria realmente maior, pois existe na inteligência e também na realidade. Por exemplo, se eu pensasse em uma estrela que fosse 10 vezes mais brilhante que o Sol e soubesse que existem corpos celestes que emitem mais luz que bilhões de estrelas, então esse objeto realmente existente seria o objeto do qual não se pode pensar nada maior e não o que eu tinha pensado inicialmente.
5-Portanto, se “o ser do qual não se é possível pensar nada maior” só existisse na inteligência, ele não seria realmente maior, o que é uma contradição, pois nada pode ser maior do que aquilo do qual não é possível pensar nada maior.
6-Disso tudo conclui-se que “o ser do qual não é possível pensar nada maior” existe na inteligência e na realidade.
Sugestão de filme
Deus existe? Será a ciência capaz de comprovar sua existência ou trazer mais razões para a dúvida? Doug Holloway (David de Vos) é um homem de família à beira da ruína financeira e matrimonial quando embarca numa jornada ao encontro de seu pai biológico, o Dr. Eugene Holland (Victor Lundin), cuja meta é nada menos que a maior descoberta a ser feita pela física moderna, a comprovação da Teoria de Tudo, que poderia provar a existência de Deus. Seu maior desafio é alcançar sua meta antes de ser privado de sua capacidade de raciocínio por causa de uma doença cerebral degenerativa. Na luta por seus objetivos, pai e filho unem forças para fortalecer a família e buscar esperanças em Deus. Uma história comovente sobre família, fé e física teórica. A Teoria de Tudo o inspirará a considerar as possibilidades.
Postado por Marcella
Sugestão de filme
Sinopse:
Deus existe? Será a ciência capaz de comprovar sua existência ou trazer mais razões para a dúvida? Doug Holloway (David de Vos) é um homem de família à beira da ruína financeira e matrimonial quando embarca numa jornada ao encontro de seu pai biológico, o Dr. Eugene Holland (Victor Lundin), cuja meta é nada menos que a maior descoberta a ser feita pela física moderna, a comprovação da Teoria de Tudo, que poderia provar a existência de Deus. Seu maior desafio é alcançar sua meta antes de ser privado de sua capacidade de raciocínio por causa de uma doença cerebral degenerativa. Na luta por seus objetivos, pai e filho unem forças para fortalecer a família e buscar esperanças em Deus. Uma história comovente sobre família, fé e física teórica. A Teoria de Tudo o inspirará a considerar as possibilidades. Postado por Marcella
Oi turma
ResponderExcluirVi este filme recomendado por Marcella. É muito legal, bem feito.
Realmente, é uma boa dica para alimentar a reflexão dos estudantes.
Abraços
Profa. Kátia