segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O que é filosofia


O texto abaixo será o primeiro de uma série de texto filosófico que tem o objetivo de ajudar tanto professor como aluno. Poderão ser usados como textos adicionais ou para pesquisas. O conjunto de texto terá uma seqüência histórica. Espero que vocês gostem e postem comentários para que possamos melhorá-los. 
    
           Se perguntada a alguém leigo, talvez ouvíssemos diversas respostas, que poderiam ser: Ah! Filosofia! Parece um nome de comediante de tv, aquele que o apelido é Filó, outros diriam, deve ser nome de cidade do estrangeiro, e ainda, Filosofia! Nome imponente! Com certeza é algo importante, pois quando expresso essa palavra em voz alta sinto uma sensação de poder, força.. Respeito seria a palavra mais acertada. Será que é isso mesmo? O que é mesmo “filosofia”?  Se procurarem no dicionário ira descobrir que essa palavra vem do grego e que quer dizer “amante da sabedoria” (Filo – amante, amigo; Sophia – sabedoria).
Filosofia é um jeito diferente de pensar, sentir e vê o mundo que vivemos, e essa nova maneira de descobrir o mundo começou na Grécia antiga, com os filósofos – homens que primeiro deram uma resposta para as questões existências de modo racional, melhor dizendo, sem mito[1] ou religião.
Na Grécia antes dos filósofos havia vários mitos; Existiam alguns deuses gregos como Zeus, Apolo, Hera, Atena, Dionísio, e muitos outros, cada um deles tinha seu mito. Pois é, os mitos e a religião surgiram para responder as questões dos fenômenos da natureza e também sobre quem é Deus? Como se originou o mundo? De que é feito todas as coisas?
Com o desenvolvimento das cidades-estados, a economia prospera,  e a cultura e a política tem muito mais atenção dos cidadãos ricos,  já que tinham muito  tempo livre para criar e pensar. Neste contexto nasce o período denominado pré-socráticos, que vai de Tales de Mileto até Sócrates; É neste período que surge "a filosofia" como um novo modo de pensar, a filosofia. É a época dos filósofos da natureza, chamados assim, porque deram explicação natural para os fenômenos da natureza, ou seja, responderam as mesmas perguntas dos mitos e algumas outras observando a natureza a sua volta.
 O primeiro filósofo deste período foi Tales de Mileto (623 – 546 a. C.) da Ásia Menor, segundo ele a origem de todas as coisas é “água”[2], provavelmente tenha  elaborado esta teoria depois de observar seu entorno; Observou que nas secas do rio Nilo (Egito) tudo morria, quando os campos estavam inundados tudo ficava  cheio de vida. Verificava as mudanças da água para gelo, para vapor depois para líquido(água),  Notava que os cadáveres eram secos. Foi ele quem disse que “todas as coisas estão cheias de deuses”. Ele foi astrônomo e chegou a prever um eclipse solar (585 a. C.), outro feito importante foi calcular a altura de uma pirâmide pela própria sombra, o famoso “teorema de Tales”. 

Karla Reis

Referências Bibliográficas:
Cotrim. Gilberto. Fundamentos da Filosofia – Ser, Saber e fazer. 11ª edição, Rio de Janeiro:Ed. Saraiva, 1995.
Gaarder. Jostein. O mundo de Sofia: Romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia da Letras, 1995.
Publicação do Pibid-Uesc. Filosofia Pensa o conhecimento. Módulo I, Ilhéus, 2011.



[1]Relatos alegóricos sobre a explicação do mundo, dos deuses, dos fenômenos da natureza.
[2] Substância primordial do filosofo Tales de Mileto.

Um comentário:

  1. Karla
    Seu texto é muito apropriado para o ensino. Bem didático, com linguagem adequada ao blog. Acho que seus alunos vão gostar de ler. Eu gostei.
    Abraços
    Profa. Kátia

    ResponderExcluir